DicasEstéticaHigiene BucalNovidadesTratamentos

Facetas Estéticas: Alteração total no sorriso dental!

Além da saúde bucal, um visual agradável em relação à aparência do seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal. Através das associações de pequenos procedimentos, podemos corrigir forma, posição e cor dos dentes.

A odontologia estética atual visa através das mais modernas técnicas de estética dental e dos novos materiais os tratamentos necessários para devolver a harmonia ao sorriso.

Para isso a odontologia estética, utiliza desde os novos tratamentos ortodônticos, uso das modernas Facetas de porcelana, Facetas em resina, Restaurações estéticas em Resina e Clareamento dental onde essas técnicas associadas permitem recriar totalmente a cor e a forma dos dentes na obtenção de um sorriso mais estético, de forma rápida, segura e durável.

O que são as facetas estéticas ?

As facetas estéticas são lâminas finas de porcelana ou algum outro compósito da cor do dente, Resinas, que são coladas com cimento por cima da superfície do seu dente natural.
Elas são uma maneira simples de solucionar vários problemas na forma e na estética.

Qual a indicação das Facetas ?

São indicadas para resolver de maneira rápida e segura irregularidades na anatomia da Coroa dental, homogeneizar as cores dos dentes, para harmonização da estética deixando o sorriso com cor e formato perfeitos.

Quais são as vantagens das Facetas ?

1. Pode corrigir variações de cor do seu dente :

Depois de passar anos bebendo café, fumando cigarros e comendo alimentos altamente pigmentados, é provável que seus dentes tenham adquirido uma coloração amarelada ou escura, com a qual você não esteja satisfeito. Se o esmalte do seu dente está manchado, ele pode ser branqueado com tratamentos clareadores em casa ou em consultório dentário. Mas em muitos casos, seu dentista mesmo após o clareamento o uso de facetas laminadas será importante para correção da cor pois nem sempre os Clareamentos irão por si somente alcançar o resultado do sorriso de maneira uniforme;

2. Pode corrigir pequenos problemas estéticos e de forma :

Os dentes com pequenas falhas ou levemente tortos podem ser tratados com aparelhos ou outros tratamentos ortodônticos. No entanto, muitos desses problemas também podem ser solucionados com as facetas muito mais rapidamente.

3. Pode corrigir o esmalte danificado por cárie ou fraturas :

O esmalte do dente é forte, mas não é indestrutível. Seu esmalte pode estar desgastado devido à escovação agressiva dos dentes, porque você ingere alimentos e bebidas altamente ácidos, por cárie dental ou fraturas.

Como são realizadas as Facetas?

Primeiro o profissional dentista realizará um planejamento onde pode ser importante associar ao tratamento prévio com Clareamento dental que este irá permitir que os dentes fiquem com coloração mais harmônica, o que será um facilitador para um resultado mais estético com as Facetas. Após o Clareamento, o profissional irá avaliar a extensão do sorriso do paciente, as irregularidades de forma e cor e a presença de cáries e fraturas para assim selecionar os dentes que serão Facetados.

Assim será realizada uma moldagem inicial para confecção dos provisórios, depois será feito um ligeiro desgaste no esmalte frontal dos dentes, o paciente será moldado uma segunda vez para a solicitação das Facetas definitivas e serão colocadas as Facetas provisórias.

Quanto tempo demora o tratamento ?

Uma vantagem do tratamento com as Facetas dentais é a rapidez que se chega ao resultado final. Em médias são necessárias 3 ou no máximo 4 consultas que podem ser realizadas semanalmente, mas cada caso tem sua particularidade e assim o profissional é quem irá planejar as consultas necessárias.

Existe um material melhor?

Sim, as Facetas podem ser realizadas em Porcelanas ou em Resinas, sendo as em Porcelanas mais indicadas por serem um material mais estético, com uma lisura maior assim sendo bem semelhante ao esmalte dentário levando maior conforto ao paciente, tendo maior durabilidade e não sofrendo alteração de cor ao longo dos anos.

Posso trocar minhas restaurações em resina por Facetas estéticas?

Sim, deve, inclusive é uma das indicações das Facetas estéticas em Porcelana principalmente em dentes com diversas restaurações em resina no esmalte frontal que ao longo do tempo, com a ingestão de alimentos com corantes, ficam amareladas e muitas vezes com tonalidades diferentes ficando o dente multicolorido.

As Facetas podem sofrer alteração de cor ao longo dos anos?

As Facetas em porcelanas resistem às manchas e possuem estabilidade de cor, de modo que não sofrem alterações, mantendo a cor e o brilho por todo o tempo.

Qualquer pessoa pode fazer esse tratamento?

Tendo indicação clínica, em geral sim, as contra indicações limitantes são mínimas mas necessita obrigatoriamente de uma avaliação com o profissional.

Qual profissional mais indicado para realização desse tratamento?

O Dentista especialista em Prótese dentária, Protesista.

Como cuidar das facetas?

O paciente deverá cuidar das novas facetas de porcelana com o mesmo cuidado dedicado aos dentes. A rotina de higiene bucal normal deve ser mantida, mas o uso de um creme dental não abrasivo com flúor. O dentista deverá também usar um polidor não abrasivo durante as consultas regulares para limpeza. Se você apertar ou ranger os dentes o dentista também deverá sugerir uma placa para proteção noturna que irá proteger as facetas de qualquer dano durante o sono.

Assim como o cuidado com os dentes naturais, existe a mesma necessidade da visita periódica ao dentista que deve ser feita de 3 em 3 meses, não somente para avaliação das Facetas Estéticas, mas para que seja realizadas a prevenção e a manutenção da saúde bucal.

Seja para melhorar a aparência dos dentes ou corrigir algum dano sofrido, muitos pacientes têm procurado ajuda na Odontologia Estética. Essa área é a solução para quem busca elevar sua autoestima, confiança e bem-estar.

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada” – William Shakespeare.

Responsável Técnico : Eduardo Castro – CRO 30558 RJ